Passo a passo Financiamento Imobiliário

Para quem ainda não comprou seu imóvel e pretende pleitear um financiamento imobiliário, precisa entender um pouco como funciona o processo e quais sãos os prazos de cada etapa.

Existem várias etapas neste processo que, a princípio, pode parecer burocrático para quem está comprando, mas faz parte do nosso dia-a-dia e basta você ser assessorado(a) por um bom Corretor Imobiliário, que te auxiliará em todo este processo.

Vamos às etapas?

1º – Aprovação do crédito – O primeiro passo é a aprovação do crédito junto ao banco de seu interesse. Nesta etapa é importante verificar as taxas médias que cada banco pratica, pois dependendo do momento, pode haver alguma diferença, seja por relacionamento já existente ou por alguma prática própria do banco que permite taxas melhores.

Esta etapa visa aprovar seu crédito bancário seja com o valor máximo que consegue financiar (caso ainda não tenha definido o valor do imóvel que pretende adquirir) ou já fazer uma aprovação de acordo com a entrada e valor pretendido a financiar.

Importante ressaltar que a regra básica é estar com o CPF sem restrição. A outra é ter a comprovação de renda necessária (extrato conta corrente, imposto de renda, contra-cheque etc) dependendo de cada situação.

Prazo: 1 a 10 dias. Este prazo pode variar de acordo com o banco. Pela CEF costuma ser com um dia, se a documentação estiver completa. Pelo B.B demora até dez dias. Itaú também costuma ser com um dia. Bradesco fornece o pré-aprovado com um dia, mas a aprovação final só após abrir a Conta-Corrente no banco, caso não a tenha.

2º – Apresentar as certidões do imóvel para avaliação – Nesta etapa o banco solicita ao vendedor as certidões do imóvel (ônus e matrícula) e do vendedor (certidões pessoais que seu corretor(a) pode tirar na internet). Para mais detalhes sobre estas certidões, é só Clicar Aqui e veja artigo completo sobre as certidões necessárias.

Prazo: 5 a 10 dias. Para avaliar o imóvel.

3º – Análise jurídica do banco – nesta fase o banco financiador irá analisar toda a documentação para emissão do contrato.

Prazo: 10 a 15 dias.

4º Emissão do Contrato de Financiamento – após a análise jurídica é emitido o contrato de financiamento imobiliário para assinatura do banco, vendedor e comprador.

Prazo: 2 dias.

5º Pagamento do ISTI emitir a guia do ISTI, pagar e pegar o Laudo de Avaliação. Se fizer via site da Prefeitura de Goiânia é mais rápido.

Prazo: 1 dia útil.

 6º Entrada no Cartório de Registro – Após o pagamento do ISTI e emissão do Laudo de Avaliação, é momento de levar o contrato para Registro em Cartório. Se for imóvel pelo Minha Casa Minha Vida ou via SFH (Sistema Financeiro de Habitação) não precisa reconhecer firma das assinaturas. Qualquer outra modalidade deve verificar se é necessário o reconhecimento de firma.

Prazo: o Cartório fala em 30 dias. Mas dependendo do cartório sai com até 10 dias.

 Devolução do contrato Registrado – após o Registro, devolver o contrato com a certidão de matrícula atualizada no banco.

 8º Banco paga o vendedor – Prazo de cinco a sete dias úteis o banco paga o vendedor.

Estas são todas as etapas de um financiamento imobiliário.

Até mais!

Cleiton Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *